quarta-feira, 11 de abril de 2007

05 - Barrreira

Um mes depois de inaugurado o vapor ¨Therezopolis" em 1o. de Dezembro de 1904, assim noticiava a "Gazeta de Noticiais" a inauguração do primeiro trecho de cremalheria, na Serra de Therezopolis, construção iniciada em 1902:

ESTRADA DE FERRO THEREZOPOLIS


Foi hontem inaugurado officialmente pelo Sr. Nilo Peçanha, o trechode cremalheria deta estrada até a Barreira do Soberbo, no meio da Serra de Therezopolis. O Sr. Nilo èçanha convidou para percorrerem a linha e assistirem á inauguração os Srs. Lauro Müller, ministro da Industria; Rodrigues Alves Filho, secretario da Presidencia da Republica; Candido Rodrigues, deputado federal por São Paulo; Pereira Nunes, prefeito municipal de Niteroy e Nestor Ascoli, deputado estadual fluminense.


Ás 8 1/2 horas da manhã SS. Exas. chegaram á estação maritima da Estrada de Ferro,sita na Prainha, onde os aguardava o seu operoso proprietario Sr. José Augusto Vieira, o Engenheiro Armando Vieira e o Sr. Mario Dutra Guimarães que, em seguida os conduziram para bordo do vapor "Therezopolis", que faz o serviço da Empresa entre esta cidade e o porto da Piedade, onde todos desembarcaram ás 10horas da manhã.


Ahi, na Piedade, um trem especial com um carro de luxo, levou a illustre comitiva até Barreira, ponto, até agora attingido pela Estrada.


Na estação da Raiz da Serra, começa a linha de cremalheira admiravelmente construida e que rivaliza com a da serra de Petropolis. Ás 11 horas o trem alcaçava os limites da Estrada.


Após o actoofficial da inauguração do novo trecho, que é de quatro kilometros e meio, na serra, o Sr. José Augusto Vieira offereceu a SS. Exas. e aos seus convidados, um lauto almoço no pittoresco restaurante que existe ao lado da magestosa cascada do Soberbo, no qual tomaram parte, além das pessoas acima citada, os Srs. Pinto de Oliveira, Engenheiro chefe da Estrada e coronel Hygino da Silveira, presidente da Camara Municipal de Therezopolis.


Ao servir-se o dessert, o Sr. Nilo Peçanha disse que brindava, em nome do Governo do Estado, o Sr´. José Augusto Vieira, que era um industrial que honrava seu paiz e a cuja tenacidade se devia a obra que se acavaba de inaugurar. O Sr. Vieira agradeceu esta saudação e a presença dos dois eminentes homens de Estado, bebendo pela prosperidade das suas administrações e pela felicidade pessoal de SS. Exmas.


Em seguida o Sr. Lauro Müller declarando associar-se á homenagens á homenagem que o Presidente do Estado do Rio prestava ao Sr. Vieira, brindou o Sr Nilo Peçanha, salientando o bello governo que S. Exa. vem fazendo para a gloria dos fluminenses.


O Presidente do Estado, agradecendo a gentileza do Sr. Ministro da Industria, levantou o brinde a honra ao Sr. Presidente da Republica.


Ás 5 horas SS. Exsas estavam, de regresso, na Prainha, todos muito agradavelmente impressionados com a explendida excursão á zona formosa e que, hoje, já é acessivel á visita dos que têm amor pelas bellezas da natureza e sabel apreciar um clima incomparavel.




Estação da Barreira em 1905


Loco Crema a caminho de Therezopolis no ínicio do séc. passado

Via Férrea partindo da Barreira rumo ao Miudinho - Kosmos Ed. 1905
Notar no centro da linha o trilho da Cremalheira






Estação da Barreira na década de 30 já sob a administração da EFCB.










Estação da Barreira na década de 50.


































Estação da Barreira na déc. de 30 e 50 já na administração da EFCB











Um comentário:

César Bastos disse...

É impressionante como nosso Estado não se preocupa com sua memória nem com o Turismo. Nosso Secretário de Turismo deveria ir à Curitiba ver o trecho preservado da Estrada de Ferro que liga Curitiba à Paranaguá, e o número de turistas que ela atrai.
Mas a verdade é que a região sul é outro país.