Aos 28 de Agosto de 1895, lavrou-se em notas do Tabelião Castro do Rio de Janeiro, o contrato entre José Augusto Vieira e a “Companhia Estrada de Ferro Therezopolis”, para a construção da estrada de Piedade a Therezopolis.
Sem perda de tempo, pelo Engenheiro José Pinto de Oliveira Junior – que José Augusto Vieira conhecera no seu primeiro trabalho e que com ele o convivera, também, na ligação de Friburgo a Sumidouro, foi no dia 19 de Setembro de 1895, fincada, no porto da Piedade, a primeira estaca de locação da linha seguindo os estudos da Companhia, aprovados, em definitivo, pelo Estado do Rio de janeiro.
Esses estudos tiveram que ser quase que inteiramente revistos, principalmente os da serra, onde não se cogitava de linha em cremalheira.
Assim se manifestou o “Jornal do Commercio” em suas “varias” do dia 22 de agosto de 1895, ao ter conhecimento das negociações entaboladas entre a Companhia e José Augusto Vieira:
“Sabemos que a Companhia Estada de Ferro Therezopolis, há longo tempo assoberbada por difficuldades de todo o gênero, vae afinal activar a construcçãoda utilíssima linha férrea que porá, em breve, esta Capital em communicação diária e fácil com a pittoresca, salubérrima e productiva região Therezopolitana.
Plenamente autorizada pela recente assembéa de accionistas de 17 do corrente, a directoria contratou a construcção da linha e locação das terras de propriedade da Companhia com o Sr. José Augusto Vieira, activo emprehendedor de trabalhos deste gênero.
Assignalamos o facto por entendermos que dotar definitivamente a primorosa região, até hoje tão desaproveitada, de uma boa linha férrea, é impulsionar a riqueza publica do visinho Estado do Rio de Janeiro.”
Locados os primeiros Kilometros, foram eles logo atacados, de forma que no mês de Dezembro desse mesmo ano, foi noticiada pela imprensa da Capital a próxima inauguração do primeiro trecho, de Piedade a Magé, com a extensão de 5 Kilometros.
Eis o que disse a “Gazeta de Noticias” de um dos últimos dias de Dezembro:
THEREZOPOLIS
Nos primeiros dias do mez entrante vae ser inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro Therezopolis, de Piedade a Magé. O empreiteiro da construcção da linha, Sr. José Agusto Vieira vae ser objecto de uma manifestação por parte dos accionistas da Companhia. No dia da inauguração ser-lhe-á offericida uma placa de prata, commemorativa dessa data, para ser colocada na primeira machina. A construcção da linha está adeantadissima, e em principio de Fevereiro deverá ser inaugurado outro trecho.
Com a temperatura de trinta e tantos grãos, com a elevação do preço das passagens para Petrópolis, e no estado em que se acha a antiga cidade imperial, hão de confessar que não deixa de ser agradável a espectativa de termos, em breve, communicação fácil e barata com o bello clima de Therezopolis.
Nessa mesma época, dizia “A Notícia”:
Sem perda de tempo, pelo Engenheiro José Pinto de Oliveira Junior – que José Augusto Vieira conhecera no seu primeiro trabalho e que com ele o convivera, também, na ligação de Friburgo a Sumidouro, foi no dia 19 de Setembro de 1895, fincada, no porto da Piedade, a primeira estaca de locação da linha seguindo os estudos da Companhia, aprovados, em definitivo, pelo Estado do Rio de janeiro.
Esses estudos tiveram que ser quase que inteiramente revistos, principalmente os da serra, onde não se cogitava de linha em cremalheira.
Assim se manifestou o “Jornal do Commercio” em suas “varias” do dia 22 de agosto de 1895, ao ter conhecimento das negociações entaboladas entre a Companhia e José Augusto Vieira:
“Sabemos que a Companhia Estada de Ferro Therezopolis, há longo tempo assoberbada por difficuldades de todo o gênero, vae afinal activar a construcçãoda utilíssima linha férrea que porá, em breve, esta Capital em communicação diária e fácil com a pittoresca, salubérrima e productiva região Therezopolitana.
Plenamente autorizada pela recente assembéa de accionistas de 17 do corrente, a directoria contratou a construcção da linha e locação das terras de propriedade da Companhia com o Sr. José Augusto Vieira, activo emprehendedor de trabalhos deste gênero.
Assignalamos o facto por entendermos que dotar definitivamente a primorosa região, até hoje tão desaproveitada, de uma boa linha férrea, é impulsionar a riqueza publica do visinho Estado do Rio de Janeiro.”
Locados os primeiros Kilometros, foram eles logo atacados, de forma que no mês de Dezembro desse mesmo ano, foi noticiada pela imprensa da Capital a próxima inauguração do primeiro trecho, de Piedade a Magé, com a extensão de 5 Kilometros.
Eis o que disse a “Gazeta de Noticias” de um dos últimos dias de Dezembro:
THEREZOPOLIS
Nos primeiros dias do mez entrante vae ser inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro Therezopolis, de Piedade a Magé. O empreiteiro da construcção da linha, Sr. José Agusto Vieira vae ser objecto de uma manifestação por parte dos accionistas da Companhia. No dia da inauguração ser-lhe-á offericida uma placa de prata, commemorativa dessa data, para ser colocada na primeira machina. A construcção da linha está adeantadissima, e em principio de Fevereiro deverá ser inaugurado outro trecho.
Com a temperatura de trinta e tantos grãos, com a elevação do preço das passagens para Petrópolis, e no estado em que se acha a antiga cidade imperial, hão de confessar que não deixa de ser agradável a espectativa de termos, em breve, communicação fácil e barata com o bello clima de Therezopolis.
Nessa mesma época, dizia “A Notícia”:
Está nos parecendo que afinal vae por deante a realização da estrada de ferro projectada a vinte e tantos annos cujo ponto de partida é o Porto da Piedade, Município de Magé.
Dizem-nos que o nome do contratante de obras, Sr. José Augusto Vieira, é garantia de êxito, dando áquelle povo a esperança firme de ouvir, em breve, o estrídulo da locomotiva nas quebradas da Serra dos Órgãos...
Contamos que esta tentativa de via férrea seja a ultima, e que em breve possam todos admirar a bella cidade apenas in nomine, apesar dos bons e confortáveis hotéis, perfeitamente dirigidos, cuja concurrencia não corresponde aos sacrifícios dos dignos proprietários.
Em breve teremos o prazer de ouvir:
A Therezopolis! A Therezopolis!
Dizem-nos que o nome do contratante de obras, Sr. José Augusto Vieira, é garantia de êxito, dando áquelle povo a esperança firme de ouvir, em breve, o estrídulo da locomotiva nas quebradas da Serra dos Órgãos...
Contamos que esta tentativa de via férrea seja a ultima, e que em breve possam todos admirar a bella cidade apenas in nomine, apesar dos bons e confortáveis hotéis, perfeitamente dirigidos, cuja concurrencia não corresponde aos sacrifícios dos dignos proprietários.
Em breve teremos o prazer de ouvir:
A Therezopolis! A Therezopolis!
Em meados de dezembro de 1895 inaugurou o primeiro trecho de 5 km entre Piedade e Magé.
Na foto histórica vemos o Sr. José Augusto Vieira de pé à esquerda da locomotiva
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