terça-feira, 10 de abril de 2007

02 - Raiz da Serra

Em 1º de Novembro de 1896 conseguiu inaugurar o trecho entre Piedade e Guararema, raiz da Serra de Therezopolis.
Inauditos esforços despendeu no percurso dessa primeira etapa do seu objetivo. Viu-se só; e, só, teve que arcar com as dificuldades que se lhe opunham, umas inerentes e tal ordem de trabalhos e outras imprevistas que sempre vem surpreender.
As chuvas ininterruptas, próprias da estação em que foram iniciados os trabalhos; o impaludismo ceifador de vidas; os brejos insondáveis que absorviam em horas o trabalho de dias; o cambio vil a que teve de ser pago o material importado: locomotivas, trilhos, etc. ; os embaraços da Praça; foram os empecilhos que o empreiteiro teve que enfrentar e vencer galhardamente.
Nenhuma dificuldade técnica ofereceu este pequeno trecho. As que se apresentaram, foram, apenas, de execução; e não foram poucas.
Este trecho foi inaugurado com a presença do Presidente do Estado, Dr. Mauricio de Abreu, e de seus convidados.
Essa brilhante comitiva serviu-se da oportunidade para visitar Therezopolis.
É de 21.Km.620 metros a extensão exata desse trecho, entre o porto de mar e o pé da serra, com as estações de Piedade, no Km 0, Magé no Km. 5, Santo Aleixo (Hoje Augusto Vieira), no Km. 11, e Raiz da Serra, ou Guararema, no Km. 22.São poucas as obras d’arte, destacando-s as duas pontes de 15 metros de vão sobre os rios Magé, no Km. 5, e Bananal, no Km 19.
Tem mais esse trecho, uma ponte de 13 metros, duas de 10, dez pontilhões e inúmeros bueiros correntes. Ainda na Raiz da Serra foram instaladas as oficinas, embora rudimentares, para o reparo das locomotivas e dos carros.
Nesses 21.620 metros, a extensão em retas é de 18.340 metros; em curvas, 3.280 metros; o declive máximo, 1%; o raio máximo de curvas 310 metros e o mínimo 120 metros, na entrada de Magé; a extensão da maior tangente 3.948 metros e a da maior curva 132 metros.As obras mais notáveis foram, entretanto, os brejos “Taboão” e “Catinguento” onde, a par das dificuldades naturais da construção de infindáveis aterros, o combate contra o impaludismo seria de atemorizar a outros temperamentos menos afeito a luta.Dias antes do determinado para a inauguração e abertura do trafego desse primeiro trecho, publicou o “Jornal do Commercio” a seguinte “varia”:O Sr. José Augusto Vieira, empreiteiro geral da Estrada de Ferro Therezopolis, em trem adrende preparado, proporciona hoje ao Sr. Dr. Mauricio de Abreu, Prsidente do Estado do Rio de janeiro, a opportunidade de percorrer o trecho da via férrea já construído entre o porto de Piedade e Bananal, trecho que esm breve será aberto ao trafego e que, desde logo, porá Therezopolis a quatro horas de distancia desta CapitalAcompanharão o Presidente do visinho estado: O referido empreitreiro, o Sr. Dr. José thomaz de Porciúncula, duputado geral, o Sr. Dr. Edwiges de Queiroz, chefe de policia do Estado do Rio de Janeiro, o Sr. Senador Quintino Bocayuva, e outras pessoas gradas.







Porto da Piedade ponto inicial da Estrada de Ferro Therezopolis


Finalmente o “Jornal do Commercio” , de 4 de Novembro de 1896, em sua “Gazetilha” noticiou da seguinte forma a inauguração e abertura do trafego da Estrada de Ferro Therezopolis:THEREZOPOLISO que a muitos ainda há um anno, parecia uma utopia, vae sendo uma realidade. O salubérrimo, vasto e poético valle do Paquequer, no planaldo da Serra dos Órgãos, a 960 metros do nivel do mar, em futuro não remoto, será dominado pela locomotiva que o porá a duas horas de distancia desta Capital.A viagem que, ainda a 31 do mez próximo findo, não se fazia senão por duas etapas e dispendiosamente, visto que só podia ser feita a cavallo ou de carruagem, indo o viajante pernoitar, no dia de sahida, no Bananal, Raiz da Serra, para galgal-a o dia seguinte, desde o dia 1º. de novembro corrente, que começou a ser feita em condições de facilidade, barateza e commodidade, que, de futuro, ainda serão melhoradas.Foi inaugurada no dia 1º., ao som de hynnos festivos e acclamações de jubilo a primeira secção concluída da estrada, 22 kilometros, que tanto vai do porto de Piedade, ponto inicial, até além do lugar denominado Bananal, na raiz da poética e alterosa Serra dos Órgãos.A Coompanhia Estrada de Ferro Therezopolis foi uma das muitas lançadas, doida e vertiginosamente . . .. . .Como então noticiámos, na cerimônia dessa inauguração e visita á projectada e nova cidade de Therezopolis, em 1 e 2 do corrente, tomaram jubilosamente parte o referido empreiteiro Sr. José Augusto Vieira, Dr. Mauricio de Abreu, Presidente do Estado do Rio de Janeiro, Dr. álvaro Rocha, seu official de gabinete, Capitão Eduardo Pinheiro, seu ajudante de ordens, Dr. Thomaz de Porciúncula, Deputado geral, Senador Quintino Bocayuva, Dr. Rego Barros, director da Companhia E. F. Therezopolis, Dr. Manoel Maria de Carvalho, Inspector Geral da Immigração, Dr. Evaristo Gouzaga, secretario da Prefeitura Municipal da Capital Federal, Dr, Annibal de Carvalho, Dr, Augusto de Abreu Lacerda, Secretario das Finanças e Obras Publicas do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Baptista de Leão, engenheiro da Secretaria de Obras Publicas do mesmo Estado, autoridades de Magé, representantes da Imprensa e outras pessoas gradas.A fidalga hospedagem dada pelo illustre empreiteiro á comitiva inaugurante, não esquecendo o Sr. Hygino thomaz da Silveira, proprietário do Hotel dos Órgãos, que teve a gentileza de ser o arreiador e conductor da cavalhada, captivou-a em excesso.Percorrendo o trecho da via-ferrea, terraplenamento e locação da immensa áreas, destinada a moderna cidade de Therezopolis, os altos funccioiarios do visinho Estado do Rio de Janeiro, assim como outros notáveis visitantes, louvaram e felicitaram a Directoria da Companhia E. F. Therezopolis e, notadamente o empreiteiro-constructor Sr. José Augusto Vieira, que em rápido lapso de tempo, e em circumstancias tão calamitosa da praça, effetuou tão apreciaveis e importantes trabalhos.O Sr. Presidente do Estadodo Rio e mais cavalheiros de seu séqüito seguiram hontem em trem especial, de Mauá para Petrópolis e os demais cavalheiros regressaram a esta Capital em uma lancha da Inspectoria de Immigração.Estava vencida a primeira etapa da luta!Custou a obra a soma de Rs. 1.269:000$000, obtida pelo empreiteiro de operações de credito e de suas economias acumuladas com grande sacrifício em ingratos trabalhos de construtor de estrada de ferro..Durante seis longos anos de 1896 a 1901, permaneceu a ponta dos trilhos em “Guararema”, Raiz da Serra, até que o empreiteiro regularizasse sua situação perante a Companhia concessionarias e o Groverno do Estado.



Volta da comitiva que foi inaugurar o primeiro trecho de sua estrada de ferro, a convite de José Augusto Vieira. Da esquerda para a direita: Dr. Álvaro rocha, off. de gab. Do Presidente do Estado; Dr. Grey, Juiz de Direito da Comarca; Professor Ferreira da Rosa. Redactor de “O Paiz”; Julio Pimentel, da “Gazeta de Noticias”; Desembargador Ferreira da Silva, da Relação do Estado; Deputado José Thomaz da Porciúncula, antigo Presidente do Estado; um convidado; no fundo, Hygino Thomaz da Silveira, proprietário do Hotel Hygino; Dr. Annibal de Carvalho, Secretário do Estado; Dr. Mauricio de Abreu, Presidente do Estado; um funcionário do estado; Dr. Marques de Leão, Engenheiro do Estado; Francisco Pereira dos Santos Leal, Pharmaceutico em Therezopolis; em pé, o Almirante Cordeiro da Graça; General Quintino Bocayuva; com o guarda-chuva na mão, Veridiano de Carvalho; Sebastião de Souza; Dr. Abreu Lacerda, Secretario do Estado; Dr. Evaristo Gonzaga, Secr. da Prefeitura do Rio de Janeiro; Cap. Eduardo Pinheiro, Ajudante de Ordens do Presidente; José Augusto Vieira, o constructor da estrada; um soldado; e Joaquim José Moreira, o Itabira. Na extrema esquerda, sob o telheiro; o Manduca Palma, o caçador emérito, sucessor do “Garrafão”



Grupo tirado na varanda do Hotel Hygino em 1º. de novembro de 1896, depois da inauguração do primeiro trecho da Estrada de Ferro Therezopolis, entre Piedade e raiz da Serra. Da esquerda para a direita dentro da varanda: Desembargador Ferreira da silva; um convidado; engenheiro do Estado, Dr. F. P. Marques Baptista Leão; ferreira da rosa, de “O Paiz”; General Quintino Bocayuva, senador pelo Estado do Rio; Dr. Álvaro rocha, off. de gab. Do Pres. Do Estado; Julio Pimentel, da “Gazeta de Noticias”; Dr. Joaquim Mauricio e Abreu, Presidente do e. do Rio; Dr. Grey, Juiz de Direito de Magé; e fora da varanda: Veridiano de Carvalho, publicista notável; Dr. Annibal de Carvalho; Dr. Evaristo Gonzaga, Secr. do Prefito do D. Federal; Dr. Abreu Lacerda, Secr. de Obras do Estado; José Augusto Vieira, construtor da Estrada; e Dr. Niobey, engenheiro da Prefeitura do Distrito Federal

Outra vista do Higino, com destaque a varanda da foto anterior

Um comentário:

Nina & Marcio Malta disse...

Excelente trabalho.

Sugerimos verificar também http://domingosmoitinho.blogspot.com.br/ e http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300918662_ARQUIVO_TextoANPUH2011.pdf.

Abraços